Educação em Espaços de Privação de Liberdade

A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil.

Ana Cláudia Godinho

A pesquisa busca compreender os avanços, potencialidades educativas e os limites da remição de pena pela leitura no que concerne à ampliação do direito à educação no sistema prisional brasileiro. Para isso, o presente projeto pretende realizar um estudo bibliográfico com análise documental e complementação de dados mediante aplicação de questionários direcionados a gestores e educadores que atuam em projetos e programas de remição de pena pela leitura no sistema prisional brasileiro.

Currículo Lattes

Educação em espaços de restrição e privação de liberdade: o que pensam as meninas, mulheres e docentes?

Aline dos Santos Silva

Projeto de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação na vida das meninas e mulheres que passaram pelo sistema de privação de liberdade.

Currículo Lattes

Escolarização de jovens de 15 a 17 anos em situação de privação de liberdade: reflexões sobre o sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro.

Iris de Menezes de Jesus

Dissertação defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. O projeto, de natureza quantitativa, visou refletir sobre a escolarização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, principalmente na faixa etária entre 15 a 17 anos.

Baixar Dissertação

Jovens “perigosos”? Processos de criminalização de jovens moradores de favelas acusados de ato infracional no Rio de Janeiro (provisório).

Renan Saldanha Godoi

Pesquisa de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense que como objetivo compreender processos de criminalização da juventude das classes populares. De natureza quantitativa, realiza um aprofundamento nos dados coletados nas oitivas informais dos adolescentes e jovens acusados de prática de ato infracional e ouvidos pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), buscando evidenciar as possíveis relações entre acusação/prática de violência e indicadores de vitimização e vulnerabilidade, sobretudo no que se refere aos sujeitos que residem nas favelas e demais áreas periféricas da cidade.

Currículo Lattes

Os sentidos da educação em uma cadeia pública feminina no estado do Rio de Janeiro: perspectivas docentes.

Aline dos Santos Silva

Dissertação de mestrado defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa teve como objetivo problematizar os sentidos da educação para os docentes que trabalham em uma escola localizada em uma Cadeia Pública feminina no estado do Rio de Janeiro.

Baixar Disseração

Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema socioeducativo.

Renan Saldanha Godoi

Dissertação de mestrado defendida em 2017 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. O projeto teve como objetivo compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de (Liberdade Assistida), sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Baixar Dissertação

Sentidos e concepções de “profissionalização” nas medidas socioeducativas: análise das políticas de semiliberdade do estado do Rio de Janeiro.

Adriana Soares Barbosa

Dissertação de mestrado defendida em 2020 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa visou compreender os sentidos e concepções de “profissionalização” nas políticas para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade no estado do Rio de Janeiro.

Baixar Dissertação

Sistema Socioeducativo: Uma análise sobre as concepções dos Operadores do Sistema de Garantia de Direitos do Rio de Janeiro.

Vivian de Oliveira

Dissertação de mestrado defendida em 2015 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa, de abordagem qualitativa, centrado na realidade do sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro, visou compreender as concepções apresentadas pelos agentes operadores do Sistema de Garantia de Direitos sobre o papel do Sistema socioeducativo.

Baixar Dissertação

Uma outra educação é possível nas prisões? O caso da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Sérgio Grossi

Tese de doutorado defendida em 2020 na Universidade de Pádova em regime de co-tutela com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção pedagógica do modelo de política de restrição e privação de liberdade implementado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que se autodenomina como educativo e é proposto como alternativa à prisão. Em síntese, preocupou-se em verificar se a proposta trata de um novo modelo ou de uma sofisticação do tradicional.

Currículo Lattes

Trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade no estado do Rio de Janeiro: intersecções entre vulnerabilidades, vitimizações e atos infracionais

Soraya Sampaio Vergilio

Este estudo sobre trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade no estado do Rio de Janeiro tem por objetivo analisar as intersecções entre as vulnerabilidades experimentadas, vitimizações sofridas e atos infracionais praticados.

Acesse a tese

Translate »