Sobre o NEDEJA

Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos – NEDEJA, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, foi criado em 2000 e integra vários profissionais de diversas universidades, com o objetivo de:

 

  • organizar referências documentais e dados sobre Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil, propiciando condições de pesquisa aos estudiosos do tema, especialmente alunos dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, bem como interessados oriundos de outras entidades;
  • capacitar profissionais de educação para a atuação no âmbito da EJA;
  • ser indutor de pesquisas no campo da EJA, contemplando a perspectiva historiográfica e o campo teórico-metodológico, bem como o âmbito das políticas públicas;
  • estabelecer intercâmbio e permuta com outros centros e núcleos congêneres, instalados em universidades ou funcionando como organizações não-governamentais, no Brasil e no exterior;
  • representar o Instituto de Educação de Angra dos Reis, a Faculdade de Educação e seu Programa de Pós-Graduação em eventos e junto a entidades da área, em seu âmbito de ação, como interlocutor tanto no âmbito da formulação de propostas de atuação quanto no da definição de políticas públicas para EJA.

O NEDEJA está concebido como espaço de interlocução entre as diferentes linhas de pesquisa em que se estrutura o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Esta abertura à reflexão transdisciplinar decorre do fato de que a EJA alimenta-se e, simultaneamente, alimenta os conhecimentos básicos construídos no âmbito das Ciências Humanas e Sociais – Antropologia, Ciência Política, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia e a própria Pedagogia –, bem como daqueles campos do conhecimento derivados dessas ciências e aplicados à Educação, como por exemplo, as áreas de Política Educacional e de Trabalho e Educação. Essa permanente interlocução permite a apropriação de conhecimentos necessários à reflexão e à proposição de ações referentes à EJA, assim como apresenta a essas ciências desafios poucas vezes considerados nos seus campos de reflexão e atuação. Trata-se, portanto, de um processo de trabalho ao longo do qual se pretende construir, coletivamente, subsídios necessários ao avanço conceitual e prático das ações no campo da EJA.

Translate »
Skip to content