Integrantes
Coordenação
Osmar Favero
Professor titular da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-graduação em educação, educação de jovens e adultos e educação popular.
Elionaldo Fernandes Julião
Professor Associado em Educação de Jovens e Adultos do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra a linha de pesquisa “Diversidade, desigualdades sociais e educação”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de jovens e adultos e políticas públicas de restrição e privação de liberdade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, políticas de educação, políticas de restrição e privação de liberdade e políticas de educação em contextos de privação de liberdade.
Vice-coordenação
Hellen Jannisy Vieira Beiral
Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) na área de Bioquímica e Química. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestra em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e Licenciada em Ciências Biológicas. Pós-doutora em Ciências pela UFRJ e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação em ciências e educação de jovens e adultos.
Pesquisadores
Adriana Soares Barbosa
Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Neuropsicologia da Educação, Gestão Escolar e Educação Especial. Psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação para adolescentes em situação de privação de liberdade.
Adriane Teresinha Sartori
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizando estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Mestrado Profissional em Letras (Profletras), além de coordenar projetos de extensão/pesquisas relacionadas à formação de professores e a ensino de língua portuguesa em escolas regulares e em contextos de privação de liberdade (unidades socioeducativas e hospitais).
Aline dos Santos Silva
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestra em Educaçãopela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Especialização em Docência do Ensino Básico – Colégio Pedro II. Professora do Centro Educacional Logos e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Fabiana Rodrigues
Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro do departamento Educação e Sociedade. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Licenciada em História pela Universidade Estácio de Sá. Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de jovens e adultos e políticas públicas de restrição e privação de liberdade, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, história da educação, práticas e concepções pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação e restrição de liberdade.
Gláucia Maria Ferrari
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, Formação Inicial de Professores e Educação de Jovens e Adultos.
Marcos Marques de Oliveira
Doutor em Educação Brasileira (UFF), com estágio pós-doutoral em Sociologia Política (UENF/Darcy Ribeiro). Possui ainda os seguintes títulos: Mestrado em Ciência Política (UFF), Bacharelado em Ciências Sociais (UFF) e Bacharelado em Comunicação Social (Faculdade Pinheiro Guimarães). Atualmente é Professor Associado da UFF, responsável pelas disciplinas de Sociologia da Educação do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Também é docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPG-Educação da FEUFF), vinculado à linha de pesquisa “Diversidade, Desigualdade Social e Educação” (DDSE). Possui estudos sobre Educação no Campo, Florestan Fernandes e a Escola Paulista de Sociologia, Ensino Privado e Sociologia da Educação.
Rachel Bolgar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Licenciada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Professora Mediadora a Distância do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Guapimirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio regular e Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Renan Saldanha Godoi
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pedagogo no Colégio Pedro II e professor da rede municipal de educação de Duque de Caxias/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Socioeducação, Pedagogia Social, Educação em Direitos Humanos, Medidas Socioeducativas e Políticas de Restrição e Privação de Liberdade.
Soraya Sampaio Vergilio
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciada em Letras Português – Literatura pela Universidade Gama Filho. Professora no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação para adolescentes em situação de privação de liberdade.
Suzana Diniz Brunes Franco
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Serviço Social. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu atuando em classes de educação de jovens e adultos e professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Mesquita. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos.