Juventudes

Entre nós e encruzilhadas: as trajetórias dos jovens de 15 a 17 anos na EJA em Angra dos Reis.

Leila Haddad

Dissertação de mestrado defendida em 2015 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Através da abordagem biográfica e análise do conteúdo das entrevistas e questionários aplicados com jovens de 15 a 17 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de Angra dos Reis, o objetivo da pesquisa foi compreender os sentidos e significados da Educação de Jovens e Adultos e da escolarização para esses sujeitos jovens.

 

Currículo Lattes 

Baixar dissertação

Escolarização de jovens de 15 a 17 anos em situação de privação de liberdade: reflexões sobre o sistema socioeducativo do estado do rio de janeiro.

Iris de Menezes de Jesus

Dissertação defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. O projeto, de natureza quantitativa, visou refletir sobre a escolarização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, principalmente na faixa etária entre 15 a 17 anos.

 

Currículo Lattes 

Baixar Dissertação

Jovens “perigosos”? Processos de criminalização de jovens moradores de favelas acusados de ato infracional no Rio de Janeiro (provisório).

Renan Saldanha Godoi

Pesquisa de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense que como objetivo compreender processos de criminalização da juventude das classes populares. De natureza quantitativa, realiza um aprofundamento nos dados coletados nas oitivas informais dos adolescentes e jovens acusados de prática de ato infracional e ouvidos pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), buscando evidenciar as possíveis relações entre acusação/prática de violência e indicadores de vitimização e vulnerabilidade, sobretudo no que se refere aos sujeitos que residem nas favelas e demais áreas periféricas da cidade.

 

Currículo Lattes 

Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema socioeducativo.

Renan Saldanha Godoi

Dissertação de mestrado defendida em 2017 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. O projeto teve como objetivo compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de (Liberdade Assistida), sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

 

Currículo Lattes 

Baixar Dissertação

Translate »
Skip to content