Educação de Jovens de Adultos
A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: concepções e perspectivas sobre domínio e apropriação do território.
Marcelo André de Souza
Dissertação de mestrado defendida em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tomando como questão central o território e a reflexão sobre domínio e apropriação do território, a pesquisa teve como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação.
A escola do riso e do esquecimento: idosos na educação de jovens e adultos (EJA).
Jacqueline Mary Monteiro Pereira
Dissertação de mestrado defendida em 2010 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Nesta pesquisa são analisados os motivos que levaram homens e mulheres com 60 anos de idade ou mais a buscar a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A experiência como princípio formativo nas trajetórias de professoras e professores da educação de jovens e adultos (EJA): memórias da formação docente.
Jacqueline Mary Monteiro Pereira
Tese de doutorado defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa buscou refletir sobre a experiência como princípio formativo e suas contribuições para o campo da formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Alunos da EJA em escola com tradição de excelência: uma análise do Proeja no Colégio Pedro II.
Anderson José Lisboa Baptista
Dissertação de mestrado defendida em 2014 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Colégio Pedro II, investigando principalmente os resultados do encontro de realidades tão distintas: o Colégio Pedro II e a EJA.
Cartografia das experiências de políticas de educação para jovens e adultos nas prisões da América do Sul.
Elionaldo Fernandes Julião
A pesquisa de Pós-doutorado desenvolvida em 2019/2020 em parceria com a Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade de Playa Ancha (UPLA) visou analisar as experiências de produção intelectual e de política de educação implementadas nos sistemas prisionais da América do Sul, especialmente de cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Diagnóstico da educação de jovens e adultos na região Costa Verde do estado do Rio de Janeiro: mapeamento do território em subsídio a uma nova agenda política.
Elionaldo Fernandes Julião
A pesquisa atendeu a requerimento da Agenda Territorial, ação proposta pela SECADI/MEC, com o concurso das universidades como parceiras ativas da Comissão Estadual e teve como objetivo elaborar um diagnóstico educacional e educativo das ações públicas voltadas a jovens, adultos e idosos, existentes no subterritório Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro (Região Costa Verde), que compreende as cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Parati e Rio Claro.
Educação de jovens e adultos em Moçambique: um estudo sobre a situação de jovens e adultos no Centro de Alfabetização de Chibabava.
Cátia Torres Abu
Dissertação de mestrado defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa visou analisar as razões do acesso e permanência dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos no Programa de Alfabetização Regular cujo objetivo é descrever e explicar esta realidade de forma específica com o intento de se aproximar da sua realidade social.
Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos: memória e história.
Osmar Fávero
Acervo documental organizado em três fases (I – Memória da Educação Popular I (1947/1967); II – Educação de Jovens e Adultos (a partir de 1959); e III – Nova Fase da Educação Popular (a partir de 1972).
Formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique: aspectos sociopolíticos e pedagógicos.
André Joaquim Gonçalves Xavier
Tese de Doutorado defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa visou refletir sobre os aspectos sociopolíticos e pedagógicos da formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, especialmente analisando a experiência de formação de educadores de jovens e adultos implementada pelos Institutos de Formação de Educadores de Adultos no período de 2010 a 2017.
O currículo na educação de jovens e adultos: análise da experiência do Município de Itaboraí.
Adriana Barbosa da Silva
Dissertação de mestrado defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa teve como objetivo analisar o currículo de educação de jovens e adultos (EJA), através da experiência do município de Itaboraí/ Rio de Janeiro, após o movimento de Orientação Curricular iniciado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) no ano de 2012.
Trajetórias escolares de estudantes egressos da educação de jovens e adultos (EJA) da UFMA.
Werlang Cutrim Gomes
Tese de doutorado defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. O Projeto de pesquisa teve como objetivo refletir sobre a vida escolar de estudantes universitários egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente sobre a trajetória escolar dos licenciandos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).